Secretaria de Meio Ambiente promove evento no Dia Mundial da Água

22 de março de 2023 às 00h00.

Neste dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) promoveu um evento com apresentações culturais na Praça Manoel Fricks Jordão. Uma data importante para enfatizar a importância desse recurso para a manutenção do ecossistema e da vida, bem como resgatar a pauta de conscientização e boas práticas de preservação.

O evento contou com a participação do prefeito Dorlei Fontão, secretários municipais, vereadores, alunos de escolas e população em geral. A Secretaria de Meio Ambiente realizou apresentações com o apoio do Projeto Kennedy Educa Mais  e da Banda da Polícia Militar do Estado do Espirito Santo.

Além da ação desta quarta-feira, a Semma realizou atividades nesta segunda e terça com as escolas municipais de São Paulo e Santo Eduardo com ações de conscientização e passeios

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, que ficou conhecida como Rio-92. Desde então, essa mesma data a cada ano é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

No ano de 2023, o tema escolhido foi “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”. Com ONU convida as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de tratamento da água.

Com isso, a organização pretende estimular as pessoas de todo o planeta a cadastrarem seus compromissos para serem adicionados à Agenda da Década Internacional da Água, uma resolução da ONU que definiu os anos de 2018 a 2028 para enfatizar que o desenvolvimento sustentável e a gestão integrada dos recursos hídricos são cruciais para alcançar os objetivos sociais, econômicos e ambientais.