Ouvidoria SUS


A Ouvidoria do SUS é uma unidade administrativa do Sistema Único de Saúde, no âmbito dos governos federal, estadual e municipal, cuja missão é viabilizar os direitos dos(as) cidadãos(ãs) de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas tratadas adequadamente no âmbito do SUS.

Sua função é intermediar as relações entre os(as) cidadãos(ãs) e os gestores do SUS, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua, com fortalecimento da cidadania. Auxilia na qualificação da gestão através de relatórios com as manifestações dos cidadãos referente aos serviços ofertados.

Formas de Solicitação do Serviço


Endereço: Rua Sebastião Vieira de Menezes, nº 100, Térreo, Centro, Presidente Kennedy - ES

Fone: (28) 3535-1900 - Ramal 2090

E-mail: [email protected]

Horário de Funcionamento: Segunda - Sexta 07:00h às 16:00h

Sistema do Ouvidor SUS / SCPA: Clique aqui para acessar


Requisitos / Documentos necessários


Cartão SUS, CPF, data de nascimento, endereço completo, contato por telefone e/ou e-mail


Principais etapas do Serviço


A Ouvidoria recebe as manifestações através dos canais de acesso, é registrado o protocolo e informado ao cidadão. O protocolo é encaminhado à área para esclarecimento e orientação, após retorna à Ouvidoria para a formatação da resposta ao cidadão.


Previsão de prazo para realização do serviço


A Lei nº 13.460 de 2017, estabelece prazos para o tratamento das manifestações e resposta ao usuário: Art. 16.para todas as manifestações encaminhadas via ouvidoria o usuário receberá a decisão administrativa final ao usuário, observado o prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável de forma justificada uma única vez, por igual período.


Formas de prestação do serviço


Monitoramento, análise e retorno das manifestações no prazo estabelecido por lei.