Prefeitura de Presidente Kennedy inicia campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

A Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental, iniciou na semana passada a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. No primeiro momento, a campanha acontece na zona rural até o dia 23 de agosto. Já na área urbana, a campanha de vacinação acontece entre 24 de agosto e 06 de setembro. O cronograma está disponível logo abaixo.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que ataca cães, gatos e outros mamíferos, que não estão protegidos com a vacina. Uma vez infectados, eles podem transmitir a raiva para outros animais e para os humanos, tendo como característica uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

O contágio ocorre principalmente através de mordedura, arranhadura ou pela saliva de animais infectados com a doença.

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais e consequentemente, a raiva humana.

É responsabilidade de todos os proprietários de animais participar da campanha contra a raiva. A vacina serve para proteger não só a saúde do seu bichinho, mas a sua também.

Importante saber:

• A partir dos três meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
  • A vacinação é anual;
  • Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;
  • Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;
  • Banho deve ser normal.

Cronograma vacinação antirrábica para cães e gatos 2022