Agência Municipal de Treinamentos dá início a implementação do Núcleo de Educação Permanente do SUAS

24 de fevereiro de 2021 às 00h00.

A Secretaria de Assistência Social, por meio da Agência Municipal de Treinamentos, deu início na última sexta feira (19), a implementação do Núcleo Municipal de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com a realização das Supervisões Técnicas planejadas para o ano de 2021.

O Núcleo Municipal de Educação Permanente (NUMEP) é uma instância de consulta e assessoramento do órgão gestor do SUAS em Presidente Kennedy no que diz respeito à implementação da educação permanente.

A importância da estruturação do NUMEP na implementação e efetivação da Educação Permanente no SUAS, tem sido evidenciada através da problematização do saber e da experiência, que resulta dos processos de implementação do SUAS, na produção de conhecimentos sobre os diferentes aspectos do trabalho e do controle social, na elaboração de diagnósticos de necessidades de qualificação dos trabalhadores, no planejamento de ações de formação e capacitação e na validação de certificados de ações de formação e capacitação adquiridos externamente aos percursos formativos estabelecidos nesta política.

A Supervisão Técnica no SUAS tem seus parâmetros estabelecidos na Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS n. 06 de 2016. É citada como ação relativa à estruturação do processo de trabalho institucional, no Capítulo VIII da Norma Operacional Básica do SUAS – NOB/SUAS, 2012, e, na Política Nacional de Educação Permanente no SUAS – PNEP/SUAS, 2013, como uma das ações de capacitação dos Percursos Formativos.

É compreendida como um tempo na organização do trabalho que deve mobilizar gestores e trabalhadores para reflexão e estudo coletivo acerca de questões relacionadas aos seus processos cotidianos de trabalho, às suas práticas profissionais, às articulações com o território, na perspectiva institucional e intersetorial, e tem o objetivo de fornecer subsídios teóricos, metodológicos, técnicos, operativos e éticos para a construção crítica e criativa de novas alternativas de intervenção aos trabalhadores do SUAS elevando a qualidade do provimento dos serviços.

Além disso, objetiva estimular a formação de uma “cultura de aprendizado permanente no trabalho por meio das experiências nele vivenciadas”. Seguindo essa ideia, faz sentido dizer que os sujeitos devem participar ativamente do processo de aprendizagem.

Estão previstas as supervisões técnicas para todos os serviços e equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social, sendo iniciado o ciclo com os trabalhadores do Centro de Convivência.