Expo Jaqueira: Concurso Leiteiro começa nesta quarta-feira com a entrada dos animais no Parque de Exposição

As ordenhas acontecem entre quinta-feira e domingo, 40 animais são aguardados para a competição

20 de março de 2024 às 00h00.

O Município de Presidente Kennedy é o maior produtor da Bacia Leiteira do Sul do Espírito Santo, por isso, festa de Exposição Agropecuária tem que ter o tradicional Concurso Leiteiro. Na 32ª Expo Jaqueira, a organização do evento está a todo o vapor, a comissão espera receber 40 vacas para a disputa nas categorias de 30Kg e 40Kg.

Oficialmente, o concurso começa no dia 20, com a entrada dos animais no Parque de Exposição, obrigatoriamente entre as 14hs e 22hs. Para participar, a vaca precisa estar com o estado sanitário em dia, bem como os exames obrigatórios, negativos para brucelose e tuberculose. Não será permitido a participação de animais com algum tipo de patologia identificada pelos veterinários, assim como parasitas e feridas abertas.

No total, serão seis ordenhas e uma esgota que acontecerão da seguinte forma:

• Esgota, 5hs do dia 21;

• 1ª Ordenha, 17hs do dia 21;

• 2ª Ordenha, 5hs do dia 22;

• 3ª Ordenha, 17hs do dia 22;

• 4ª Ordenha, 5hs do dia 23;

• 5ª Ordenha, 17hs do dia 23;

• 6ª Ordenha, 5hs do dia 24.

Cada ordenha será de 20 min., com ordenhadeira mecânica, não podendo participar com ordenha manual. Todo o material necessário para a ordenha, bem como higienização e limpeza dos mesmos, será de responsabilidade do expositor, participante do concurso. A ração consumida pelos animais também será de responsabilidade do responsável pelo animal.

Todos os animais inscritos receberão prêmio de participação no valor de mil reais, para auxiliar os expositores no transporte do animal, alimentação animal e alimentação para o expositor. As premiações do concurso contemplará os cinco primeiros colocados nas duas categorias em disputa.

Maior Bacia Leiteira do Sul do Estado do Espírito Santo

A produtividade do setor rural representa cerca de 60% da arrecadação própria do Município de Presidente Kennedy, deste, 45% corresponde a pecuária leiteira, que atualmente conta com uma produção diária de 50 mil litros de leite.

Com toda essa produção do setor, Presidente Kennedy fica entre as maiores Bacias Leiteiras do Espírito Santo, a maior do Sul do Estado.

A realização de uma exposição agropecuária, bem como um concurso leiteiro só enaltece o trabalho das mais de duas mil famílias que tiram da terra o seu sustento e contribui para o futuro promissor de Presidente Kennedy”, destaca o prefeito Dorlei Fontão.