Combate à dengue é ação contínua da Prefeitura de Presidente Kennedy

03 de março de 2023 às 00h00.

A Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, realiza diariamente uma série de ações visando o combate à dengue. Diante das ocorrências de casos de dengue durante o período de chuvas, registrados em diversos municípios brasileiros todos os anos, as ações são intensificadas no município com o objetivo de diminuir os potenciais de criadouros e infestação do mosquito Aedes Aegypti, evitando casos da doença.

O trabalho de prevenção e combate não para em Presidente Kennedy, durante o ano todo, os Agentes de Combate à dengue fazem o trabalho de orientação e eliminação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor não apenas da dengue, mas de outras doenças como a chikungunya e zika. Além das vistorias em imóveis, é feita a vistoria em pontos estratégicos.

Quando o foco do mosquito é encontrado, a equipe do Controle de Endemias vai até o local onde está localizado e faz o tratamento com larvicidas para a eliminação de possíveis criadouros, além disso, é feita a demarcação e vistoria, onde todas as residências e terrenos baldios são vistoriados nessa área para impedir a proliferação do mosquito.

A prevenção ainda é a melhor forma de combater a proliferação do mosquito na cidade, principalmente neste período em que há dias frequentes de chuva. Ações simples do nosso dia a dia evitam a infestação de mosquitos Aedes Aegypti. A Prefeitura faz sua parte e a participação da população é fundamental no combate ao vetor e começa redobrando os cuidados dentro da sua própria casa.

Doença e Sintomas

Dengue é uma doença causada por um vírus, o vírus da dengue, transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti, a doença pode se manifestar em duas formas, a dengue clássica e hemorrágica.

Entre os sintomas da dengue estão: febre alta com início súbito, fortes dores de cabeça e atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções cutâneas parecidas com sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza, dor no corpo, ossos e articulações.

Dicas de prevenção

- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados;

- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;

- Tampe tonéis, caixas d'água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

- Não deixe acumular água nos pratos de plantas;

- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Se tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto;

- Escolha um dia fixo na semana para fazer eliminação dos focos.