Prefeitura de Presidente Kennedy inicia cadastro do Projeto Barraginhas

23 de agosto de 2022 às 00h00.

Para garantir o acesso dos produtores e proprietários rurais do município a mais um importante programa de apoio as atividades agrícolas, a Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, iniciou o cadastro dos interessados em participarem do Projeto Barraginhas.

Para se cadastrar no Projeto Barraginhas, o proprietário rural deve acessar o site da Prefeitura de Presidente Kennedy - www.presidentekennedy.es.gov.br - e clicar no ícone “Licenciamento Ambiental”. Logo após, deve imprimir o formulário para requerimento – Cadastramento Projeto Barraginhas. O formulário deverá ser preenchido com as informações solicitadas e entregue no Protocolo Geral do Município de Presidente Kennedy com cópia dos seguintes documentos: documentos pessoais do proprietário rural (RG e CPF); Cadastro Ambiental Rural – CAR da propriedade; e documento que comprove a propriedade ou posse da terra.

Depois desse processo, uma equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente agendará uma visita na propriedade para verificar a possibilidade de construção de barraginhas na área rural. Caso seja possível a construção de barraginhas na propriedade, a mesma entrará no cronograma de atendimento do Projeto.

O que é o Projeto Barraginhas?

O Projeto Barraginhas tem como objetivo construir pequenas bacias escavadas no solo (barraginhas) em áreas de pastagens, lavouras ou estradas para reter as águas que descem em enxurrada durante a chuva. Essas águas vão se acumulando nas barraginhas e aos poucos vão se infiltrando no solo, recarregando o lençol freático e tornando a área ao seu entorno mais úmida, propiciando a produção de pasto ou lavouras.

O Projeto Construção de Barraginhas em Microbacias no Estado do Espírito Santo foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama) e o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e será executado em Presidente Kennedy pela Prefeitura Municipal.

Para a realização do projeto a Prefeitura disponibilizará maquinário, operador e técnico capacitado, sem custos ao proprietário.

A tecnologia social denominada “Barraginhas” foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).