Secretaria de Saúde promove ações de conscientização para celebrar o Dia Mundial de combate a AIDS

Em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate a AIDS, o Município de Presidente Kennedy, através da Secretaria de Saúde, promoveu ações nas Unidades Básicas para reforçar o cuidado com a transmissão do o vírus causador da Aids e as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Sobre o Dia Mundial de combate a AIDS.

Desde de 1988, o dia 1º de Dezembro marca o Dia Mundial de combate a AIDS. O vírus da AIDS foi um fantasma que assombrou a década de 80. A doença, ainda pouco conhecida, era cercada de preconceito e falta de informação, além da dificuldade de tratamento.

A campanha tem como foco a prevenção, além de mostrar que o preconceito é o pior problema relacionado a AIDS. Segundo informações, o diagnostico tardio é um a dos maiores problemas, as pessoas ou não procuram os serviços de saúde, ou quando procuram, já procuram num estagio bastante avançado, tornando o tratamento mais difícil. Portanto, os testes de sangue deveriam ser feitos rotineiramente por todas as pessoas que possuem vida sexual ativa, e não apenas no mês da campanha.

Importante destacar que a AIDS é uma síndrome silenciosa, muitas vezes descoberta quando seu estagio já está avançado. Se o diagnostico for feito de forma precoce, são grandes as chances do paciente não desenvolver as chamadas doenças oportunistas, e levar uma vida completamente normal. Doenças oportunistas são infecções causadas por micro-organismos que em pessoas com imunidade normal, geralmente não causam grandes prejuízos, mas em pessoas com imunidade baixa, podem causar infecções geralmente graves, podendo levar a pessoa à morte.

Publicado em quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Atualizado em quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

  ACOMPANHE A PREFEITURA Receba novidades sobre assuntos da Prefeitura
Endereço:
Rua Atila Vivacqua, n° 79 - Centro - Presidente Kennedy/ES
Atendimento Público:
Segunda a Sexta-feira das 08h às 17h.