Prefeitura disponibiliza formulário On-line para Declaração de Transmissão de ITBI

19 de novembro de 2021 às 00h00.

O Município de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, instituiu o Formulário da Declaração de Transmissão. O documento traz facilidade e comodidade para os contribuintes regularizarem os seus imóveis com o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) a recolher.

O formulário está dispónível de forma on-line e pode ser baixado através do link: https://www.presidentekennedy.es.gov.br/uploads/filemanager/formularios/DeclaracaooDeTransmicaoModelo.pdf

Após baixar o formulário e preenchê-lo, o contribuinte deve digitalizar os documentos necessários, anexar cópias de ônus reais do imóvel atualizada, identidade e CPF do comprador e do contrato do banco, caso seja financiado. Em seguida, enviar os documentos e o formulário para o e-mail: [email protected] ou por meio físico.

Para a Secretária Municipal de Fazenda a disponibilização deste formulário facilitará o processo de ITBI no Município. “Considerando que grande parte dos adquirentes de imóveis em nosso Município são de fora, essa é uma forma do contribuinte não precisar se deslocar até a Divisão de Arrecadação Tributária, e dar mais agilidade nos serviços para o contribuinte”, afirma Michele Venturim.

O que é ITBI?
ITBI é a sigla para Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. É um tributo municipal que deve ser recolhido na aquisição do imóvel, a oficialização do processo de compra e venda se concretiza após o seu acerto.

Sem a confirmação de recolhimento do ITBI, o imóvel não pode ser transferido e a documentação não é liberada. Ele está previsto na Constituição Federal e deve ser regulado pelo Município.