Nota de Informativa

02 de novembro de 2021 às 00h00.

A Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o compromisso de manter a população sempre informada, vem esclarecer sobre a suspeita de meningite:

Até o dia de hoje, 02 de novembro de 2021, o município de Presidente Kennedy não possui nenhum caso confirmado de meningite no ano de 2021. No dia 31 de outubro, um paciente, morador de Presidente Kennedy, foi notificado pelo Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa - Cachoeiro) com suspeita da doença, porém o caso ainda não tem confirmação e segue em investigação até o resultado dos exames.

Fique atento aos sintomas da menigite:

* dor de cabeça intensa

* febre

* manchas vermelhas

* vômito

* rigidez de nuca

A Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, fungos, bactérias, protozoários e também por agentes não infecciosos. As meningites causadas por bactérias são muito graves e, se não forem tratadas a tempo, podem deixar sequelas graves e até levar à morte.

Transmissão

Em geral a transmissão acontece pelo contato de pessoa a pessoa, por meio de secreções nasofaringe e contato próximo prolongado. É importante ressaltar que o compartilhamento de objetos pessoais, encontros casuais, convivência por curto período de tempo não configuram fatores de risco para a transmissão da Meningite.

Como previnir a menigite

- Mantenha a Carteira de Vacinação das crianças e adultos em dia.

- Mantenha todos os ambientes bem ventilados e, se possível, ensolarados, principalmente: salas de aula, quartos, locais de trabalho e transporte coletivo.

- Lave as mãos frequentemente com água e sabão.

- Evite transitar com crianças em ambientes fechados e mal ventilados.

- Em crianças menores de 1 ano, deve-se observar a presença de choro, irritabilidade e recusa de alimentos.

- Quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, maior a chance de cura, evitando complicações.

Em caso de presença de alguns destes sintomas, como dores de cabeça, febre, rigidez na nuca, vômito e manchas vermelhas na pele, procure imediatamente uma unidade de saúde ou o Pronto Atendimento Municipal.

A Vigilância Epidemiológica do Município está atenta a possíveis suspeitas e realizando todos os procedimentos necessários segundo as orientações do Ministério da Saúde e Guia Vigilância em Saúde.