Termina nesta sexta as inscrições para o curso de Guarda-Vidas promovido pelo Corpo de Bombeiros

15 de setembro de 2021 às 00h00.

O Curso de Formação de Guarda-vidas (CFGV) tem o objetivo de habilitar profissionais para atuarem como guarda-vidas, realizando o serviço de prevenção e salvamento aquático em diversos ambientes (praias, piscinas, cachoeiras, lagos, lagoas, etc).

Em 2021, o CFGV será disponibilizado nas unidades localizadas nos municípios de Vitória, Serra, Aracruz, Linhares, São Mateus, Guarapari, Anchieta e Cachoeiro do Itapemirim, podendo ser estendido aos demais Municípios caso haja demanda para isso.

O CFGV é padronizado em todas as unidades em que ele é disponibilizado, sendo assim, independente da unidade em que for realizado o curso, as instruções e as provas serão as mesmas. Para inscrever-se, é necessário ler atentamente as informações que serão disponibilizadas no Edital CFGV 2021.

O Curso será realizado durante 4 semanas, onde os alunos terão atividades teóricas e práticas, no período de 7h às 12h (5h diárias), totalizando 100 horas de instrução, podendo ser adaptado esse cronograma conforme conveniência da Unidade do CBMES responsável pela realização do CFGV. Ao final de cada semana (sexta-feira), será aplicada a prova avaliativa referente aos conteúdos ministrados naquela semana.

Ao final do curso, os formandos que atingirem o índice mínimo exigido, serão considerados APTOS e receberão um certificado digital com validade de um ano, prorrogável por mais dois anos desde que seja realizado a revalidação anualmente. O certificado permitirá ao guarda-vidas atuar em todo o Estado do Espírito Santo. A relação dos guarda vidas habilitados constará em um banco de dados que estará disponível no site do CBMES para acesso e consulta dos interessados.

“A intenção do curso é a padronização do CFGV, bem como das técnicas a serem utilizadas em ocorrências de salvamento aquático”, relatou a Capitã Gabriela, coordenadora do CFGV no Comitê de Desenvolvimento de Atividades Aquáticas (CDAA) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo

Curso de Formação de Guarda-Vidas 2021 - CFGV 2021

Inscrição CFGV: Deverá ser realizada pelos candidatos, dentro do prazo estipulado, através do link http://portal.cb.es.gov.br/sisaqua-cbmes/#/inscricao, as datas estão descritas no anexo II do edital CFGV 2021. Além de se inscrever no Sisaqua, todos os Guarda-vidas devem ser cadastrados no SIAT. Aqueles que não possuem cadastro podem criar o seu login seguindo este passo-a-passo. (O pagamento do DUA passa a ser feito somente após a aplicação do TAF; O candidato vai emitir o DUA no ato de inscrição, mas pagará somente após aprovação no TAF).

Orientações para imprimir a TAXA: Baixar OrientaçõesSite do SEFAZ.

Convocação para o TAF

TAF do CFGV: As datas estão descritas no anexo II. Os candidatos deverão comparecer nos locais indicados prontos e em condições para elaboração dos TAF. Os itens cobrados no TAF podem ser vistos no Edital CFGV 2021.

Entrega de documentos na OBM: Nos dias descritos anexo II, de 13 as 17h, os candidatos deverão entregar os seguintes documentos para serem conferidos e arquivados na OBM: ficha de inscrição preenchida e assinada; cópia do documento com foto (RG ou CNH); termo de aceite assinado (será disponibilizado pelo CEIB no site), comprovante do pagamento de DUA (O candidato deverá efetuar o pagamento apenas após ter sido aprovado no TAF);

Resultado do TAF e matrícula dos candidatos: Será divulgado no site do CBMES em até 05 dias úteis antes do início do curso, juntamente com a data, horário, local de apresentação dos candidatos aprovados para o 1º dia de curso. Os candidatos reprovados não poderão realizar o CFGV.

CFGV: A data do curso seguirá conforme anexo II.

Avaliação CFGV: Os itens cobrados nas avaliações do CFGV estão disponíveis neste link Provas CFGV

Emissão de certificado: O CEIB libera os certificados digitais, para as unidades que solicitarem dentro do prazo previsto no item anterior, a partir de 30 de novembro de 2021 no site. Para imprimir seu certificado basta seguir este  passo-a-passo.

Cronograma: