Prefeito Dorlei Fontão e Ministro Milton Ribeiro lançam pedra fundamental do Ifes Presidente Kennedy

19 de agosto de 2021 às 00h00.

O prefeito Dorlei Fontão da Cruz recebeu nesta quinta-feira (19) o Ministro da Educação Milton Ribeiro para o lançamento da pedra fundamental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Campus Presidente Kennedy. O evento contou também com a presença do governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande; da senadora Rose de Freitas; dos deputados federais Evair de Melo, Neucimar Fraga e Norma Ayub; dos vereadores da Câmara Municipal; do reitor do Ifes, Jadir José Pela; do Secretário de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação, Tomás Dias Sant’Ana; do reitor da Ufes, Paulo Sérgio de Paula Vargas; além de outras autoridades e público.

O Ministro foi recepcionado pelo prefeito e seguiu para o local onde será construído a nova unidade do Ifes. A unidade Presidente Kennedy será construída com investimentos próprios do Município. As obras de construção devem durar dois anos e depois de pronto o Instituto vai atender 1.200 alunos simultaneamente.

Na solenidade que ocorreu na EMEIEF Barra de Marobá, o prefeito Dorlei Fontão agradeceu o empenho da bancada capixaba. "Agradeço muito aos deputados aqui presentes e a senadora Rose de Freitas por esta conquista do povo de Presidente Kennedy. Uma escola dessa importância vai trazer muitas melhorias para nossa cidade e é fruto do trabalho da nossa bancada federal", disse Dorlei.

"Agradeço de coração a presença do Ministro Milton Ribeiro acompanhado do nosso governador Renato Casagrande. É uma honra para esta pequena cidade receber um Ministro de Estado da Educação", finalizou Dorlei.

Logo após a fala o prefeito Dorlei Fontão entregou uma placa em agradecimento ao Ministro Milton Ribeiro e ao governador Renato Casagrande pela visita.

No evento o Ministro da Educação afirmou que o Ifes vai potencializar as oportunidades. "Nosso papel enquanto Ministério da Educação é continuar os investimentos que estamos fazendo na educação de base e no ensino profissionalizante como este aqui. O Instituto Federal na cidade vai potecializar, gerar oportunidades e capacitar os moradores da região".

O novo campus é uma demanda da comunidade e dos segmentos produtivos locais e conta com apoio da Prefeitura Municipal. A escolha do local para a construção do Ifes é estratégica já que estão previstos investimentos vultuosos nesta área do município, decorrentes da construção do Porto Central.

Para o governador Renato Casagrande, o Ifes Presidente Kennedy vai servir de base para os grandes investimentos no município. "Hoje somos cada vez mais parceiros de Presidente Kennedy e o Ifes aqui no litoral vai servidor de base para o grande investimento privado que está por vir que é a construção do Porto Central".

O Ifes Presidente Kennedy vai funcionar provisoriamente na Escola Municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental Barra do Marobá e foi fruto de dois anos de conversas entre Município, bancada Capixaba e Governo Federal. Foram realizadas várias reuniões para tomadas de decisões importantes, desde a escolha da área de construção até a definição dos tipos de curso, e sempre a prefeitura debatendo as ideias e participando das tomadas de decisões.

As aulas serão iniciadas com cursos de qualificação profissional, a partir do primeiro semestre de 2022, de acordo com a demanda da região. Todo o corpo docente, funcionários, despesas de custeio e manutenção serão atribuídos ao Ministério da Educação (MEC).

Após o lançamento da Pedra Fundamental, o Ifes estará finalizando o projeto estrutural do Campus, levando em consideração a experiência da equipe de engenharia do Instituto na construção de Campus por todo o Espírito Santo.