Presidente Kennedy inicia vacinação para grupo de idosos entre 75 e 79 anos

18 de março de 2021 às 00h00.

Dando continuidade a imunização da população kennedense, chegaram nesta quinta-feira(18) ao município cerca de 180 doses da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, para a nova etapa de vacinação.

Esta etapa consiste em vacinar os grupos abaixo listados no Posto de Saúde da Sede, entre os dias 19 e 22 de março, bem como na Estratégia de Saúde de São Salvador e de Santa Lúcia.

Diferente do grupo de idosos acima de 80 anos, os demais receberão as vacinas nas Unidades de Saúde, presencialmente. Há casos como de pessoas acamadas que a vacinação será realizada em casa.

Para evitar aglomerações, o idoso que faz parte do grupo prioritário de 75 a 79 anos deve procurar o Agente de Saúde da sua região para mais informações e detalhes sobre os dias e horários de agendamento para receber o imunizante.

Para receber a vacina, os idosos devem apresentar CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacinação(se possuir).

Na semana passada foram recebidas 30 doses para o grupo de idosos de 75 a 79 anos. Elas foram suficientes para aplicação nas localidades de Marobá e São Paulo.

Atualmente foram vacinados 267 idosos e 445 profissionais de saúde que estão na linha de frente contra à Covid-19. Mesmo vacinado o cidadão deve manter os cuidados: uso de máscara, higienização das mãos com álcool 70% e distanciamento social.

Outras etapas serão realizadas sucessivamente, conforme o envio das doses da vacina pelo Ministério da Saúde e serão divulgadas para cada grupo específico e suas localidades. A prefeitura ressalta que os grupos de todas as etapas foram priorizados pelo Ministério da Saúde, segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença.

Como este novo lote de 180 doses será distribuído?

-  55 doses para os idosos com idade entre 85 e 89 anos moradores da comunidade de Sede e Jaqueira - Aplicação prevista para terça-feira(23);
-  21 doses profissionais de saúde - ( 1ª dose) - Agendamento;
- 75 doses para a Sede - grupo prioritário de 75 a 79 anos ( 1ª dose ) - Agendamento - Sexta-feira(19) e segunda-feira (22);
- 20 doses para Estratégia de Saúde da Família de São Salvador - grupo prioritário de 75 a 79 anos - Agendamento - 1ª dose sexta-feira (19);
- 09 doses para Estratégia de Saúde Santa Lúcia - grupo prioritário de 75 a 79 anos - - Agendamento -
1ª dose sexta-feira (19).