“Janeiro Branco” chama a atenção para os cuidados com a saúde mental dos profissionais da saúde

26 de janeiro de 2021 às 00h00.

O ano de 2020 foi um ano atípico, que exigiu muito esforço mental para nos mantermos emocionalmente saudáveis. Entretanto, para algumas pessoas, esse esforço teve que ser ainda maior, principalmente para os profissionais de saúde que tiveram que se manter ativos durante todo o período lidando diariamente com os riscos da exposição a COVID-19.

Esses profissionais dedicados por trás de suas máscaras e aventais, se arriscam em seu dom filantrópico que inspira e celebra o que, como humanos, temos de melhor: a capacidade de se compadecer diante da dor alheia.

Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar em 2021 a campanha "Janeiro Branco" com os servidores da secretaria. O janeiro branco é uma campanha criada em 2014 com o intuito de chamar a atenção da população para o tema saúde mental. Com isso ações são propostas em prol de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar de sua saúde mental e consequentemente prevenir o adoecimento emocional.

As ações do janeiro branco no município de Presidente Kennedy visam a valorização dos nossos profissionais de saúde, que de forma incansável trabalham exercendo o poder curativo. Se não ele, pelo menos o poder de aliviar as dores e oferecer consolo.

É fundamental que estes profissionais sejam valorizados e reconhecidos a todo tempo, não somente neste mês. Portanto, palmas para esses profissionais que celebram a essência humana com tanto empenho, dedicação e entusiasmo, apesar de todos os riscos.

Os profissionais participarão dos eventos em sua unidade de trabalho, conforme cronograma abaixo:

Unidade de saúde da Sede - dia 20/01

Unidade de saúde De Santo Eduardo - dia 25/01

Unidade de saúde De Mineirinho - dia  25/01

Unidade de saúde De São Salvador - dia 26/01

Unidade de saúde De Cancelas - dia 27/01

Unidade de saúde De São Paulo - dia 27/01

Unidade de saúde De Gromogol - dia 27/01

Unidade de saúde De Jaqueira - dia 28/01

Unidade de saúde De Santa Lúcia - dia 28/01

Pronto Atendimento Municipal - dia 28/01

Unidade de saúde De Maroba (Fevereiro)