18 de maio: Dia Nacional de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, Instituído pela Lei Federal 9.970/00, é lembrado em todo 18 DE MAIO. Essa é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescente no território brasileiro. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, em Vitória, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.

Com a devida orientação poderemos proteger as crianças e adolescentes,sendo que as maiores ocorrências são de pessoas próximas a elas, superando mitos e preconceitos, para que possamos reconhecer que as crianças/adolescentes são (indivíduos) pessoas em desenvolvimento, com esta visão devemos nos envolver coletivamente na defesa, garantia e proteção contra a violação dos direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes, reduzindo assim o número de casos neste município.

Devido a Pandemia que hoje nos encontramos, não poderemos realizar a tradicional passeata que tem o intuito de alertar e orientar toda a população sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, porém a Secretaria Municipal de Assistência Social estará levando essas informações em forma de cartazes e panfletos que estarão disponível no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), na Secretaria de Assistência Social, no PAM (Pronto Atendimento Municipal) e em outros lugares do município.

O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) está de portas abertas para acolher qualquer denúncia ou pessoa que esteja necessitando de ajuda.

 

Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes:

Dicas de como proteger crianças e adolescentes da violência sexual

Previna, essa é a melhor forma de proteger crianças e adolescentes;

Dialogue de forma franca e sincera sobre as partes íntimas do corpo e privacidade. E reforce que a criança ou adolescente pode e deve dizer NÃO quando quiser;

Oriente as crianças e adolescentes sobre quais são as situações de risco e como ela pode se proteger;

Explique para a criança ou adolescente que “segredo” nem sempre é uma coisa boa;

Fale para crianças e adolescentes que elas devem escolher um adulto em quem confiem e se sintam seguras para falar sobre questões e situações que não as deixam confortáveis.

Mesmo em meio à pandemia, o combate à violência sexual infanto-juvenil segue atuante em Presidente Kennedy. Caso perceba algum tipo de violência, denuncie!

Conselho Tutelar: 3535-1578
Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento: 3535-1332
Ministério Público: 3535-1343
Disque 100

Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes.

Data de Publicação: segunda-feira, 18 de maio de 2020

  ACOMPANHE A PREFEITURA Receba novidades sobre assuntos da Prefeitura
Endereço:
Rua Atila Vivacqua, n° 79 - Centro - Presidente Kennedy/ES
Atendimento Público:
Segunda a Sexta-feira das 07h às 13h.