Psicóloga dá dicas de atividades para os idosos durante o isolamento domiciliar

Estamos vivendo um momento em que se pede “fique em casa”, devido a pandemia do novo Coronavírus(Covid-19). Pensando nos dias de restrição ao domicílio e sabendo que em nosso município temos um grande número de famílias nessa situação e em muitas delas a presença de idosos, a Equipe da Unidade de Atenção Psicossocial apresenta sete dicas de atividades para estimulação os idosos em casa.

Atividades simples que podem ser realizadas com idosos durante a restrição ao domicílio:

1 – VAMOS COZINHAR?

Você pode convidá-lo para  atividades culinárias simples como ajudar a preparar saladas, fazer sanduíches, descascar legumes, tudo de acordo com suas possibilidades.

 

2 – QUE TAL UMA SESSÃO DE CINEMA?

Escolha o filme com a participação do idoso. Depois da sessão comente com ele sobre o filme, uma conversa informal, sem cobranças, aproveite esse momento como uma oportunidade de fazê-lo falar, conversar.

 

3 – RECORDAR É VIVER!

Convide o idoso a revisitar álbuns de fotografias! Caso, ele não lembre dos integrantes do retrato, comente apenas coisas gerais referentes às fotos, sobre o ambiente, o local, acontecimentos relacionados às fotos. 

Importante! Faça uma seleção de fotos que você tenha certeza que tragam boas recordações!

 

4- VAMOS RESGATAR A TROCA DE CARTAS?

Solicite ao idoso que escolha uma pessoa para quem gostaria de enviar uma carta, pode ser um parente distante, um amigo ou familiar que se encontra viajando, enfim alguém para quem ele tenha o desejo de escrever. Você pode construir uma carta ou escrever um cartão postal afetivo para enviar à pessoa.  Quem for o destinatário, com certeza, irá adorar o presente.

Nesses dias de isolamento devido ao Coronavírus, lembre-se que não é indicado sair. Use o seu celular para fotografar a carta e enviar a carta.  E se possível que essa pessoa responda. Vai fazer muito bem para a saúde metal de ambos.

 

5 – ESTIMULANDO O HÁBITO DA LEITURA!

Muitos idosos gostam de ler. Caso o idoso sempre tenha demonstrado interesse por leitura, você pode incentivar esse hábito. Para começar escolha materiais de leitura curta, e estimule que ele te conte o que encontrou de interessante em sua leitura?  Na leitura de jornais e revistas podemos ainda trabalhar a orientação temporal.

 

6 – DIVIDINDO RESPONSABILIDADES!

Solicite a participação do idoso no planejamento da sua rotina.  Você pode iniciar perguntando por exemplo: O que será que podemos fazer hoje? Durante o planejamento da rotina você pode pedir sugestões e até direcionar a conversa, o importante é anotar as tarefas discutidas, e respeitar as escolhas do idoso e os acordos firmados.

IMPORTANTE: Essas atividades devem ser pensadas para serem realizadas no próprio domicílio (não descuide em se manter em casa durante essa pandemia) e realizá-las durante o dia, reforçando que estas foram pensadas com ele.

Respeite sempre as atividades que já fazem parte da rotina do idoso. A ideia aqui é preencher espaços vazios, substituindo atividades que antes eram realizadas fora de casa.

 

7 – VAMOS MONTAR UM CARDÁPIO PARA O ALMOÇO?

Essa dica sugere que seja solicitada a ajuda do idoso para montar os cardápios diariamente. O importante aqui é manter o cérebro ativo, esta atividade vai fazer com que o idoso se lembre de pratos de seu interesse, imagine e converse sobre o seu preparo em momentos importantes de sua vida

 

Lembre-se de higienizar sempre os materiais antes e após cada uso! E não se descuide de lavar a mão e manter todas as recomendações de higiene nessa época de pandemia.

Data de Publicação: terça-feira, 31 de março de 2020

  ACOMPANHE A PREFEITURA Receba novidades sobre assuntos da Prefeitura
Endereço:
Rua Atila Vivacqua, n° 79 - Centro - Presidente Kennedy/ES
Atendimento Público:
Segunda a Sexta-feira das 07h às 13h.