PROCON - MANUAL CONSULTA WEB CONSUMIDOR

Manual Consulta Web Consumidor – Procon

1- O que é Consulta Web Consumidor ?

A consulta web é um recurso para o consumidor que deseja acompanhar o andamento online das demandas registradas junto aos Órgãos de Defesa do Consumidor.
O sistema permite o acompanhamento dos atendimentos que foram registrados no Procon Municipal de Presidente Kennedy, sendo eles, CIPs- Cartas de Informações Preliminares (impressas ou eletrônicas), atendimento preliminar e reclamações, por meio do link disponibilizado pelo Procon em seu site, há inclusão também dos parâmetros de busca, acesso aos documentos gerados, anexados, os trâmites do processo, prazos e respostas dos fornecedores, a decisão do Procon, entre outros.
Essa ferramenta também pode ser utilizada para registrar alguma dúvida ou orientação na área de defesa do consumidor e obter a resposta online.

Observação: Recomendamos a utilização do navegadores (Browser):

,   Firefox para melhor desempenho do sistema.

2- Informações de acesso (.1)
O acesso se dá por meio do CPF do Consumidor cadastrado na base de dados do Procon, caso contrário ele não terá acesso.
Os campos devem ser selecionados e preenchidos corretamente, sob pena de não conseguir acessar a informação desejada.
Observação: O CPF constará na base de dados do Sindec quando informado pelo Consumidor no momento do atendimento em um posto do Procon, caso não tenha realizado nenhum atendimento é necessário criar um novo usuário.

3 - Realizando uma Consulta Web no Procon Municipal de Presidente Kennedy - Siga os passos abaixo.

(1) -  O primeiro passo é encontrar o link do "PROCON" no site da Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy. (www.presidentekennedy.es.gov.br)

- FIGURA - 01

(2) - Após encontrar o link do Procon Municipal, vá até "SINDEC".

- FIGURA - 02

(1) - Após ter clicado em "SINDEC", nesta tela, dê um Clique  em "Atendimento ao Consumidor".

- FIGURA - 03

- FIGURA - 04

(1) -  Já nesta tela, caso já possua um cadastro (.1) na base de dados do SINDEC, clique em "Acessar a Área do Consumidor", e avance para figura 07.

(2) -  Caso não possua um cadastro (.1), clique em "Não possui usuário? Crie um novo", e realize o seu cadastro na base de dados do SINDEC.

- FIGURA - 05 [Criando um Novo Usuário]

(1) -  Informe o PROCON Municipal de Presidente Kennedy como o PROCON desejado, e preencha os campos obrigatórios para realização do seu cadastro.

- FIGURA - 06

(1) - Após preencher os campos obrigatórios para realização do seu cadastro, marque a caixa de "validação".

(2) - agora clique no botão "Criar usuário".

- FIGURA 07   [Entrando no SINDEC]

(1) - Nesta tela de acesso, informe o PROCON Municipal de Presidente Kennedy como o PROCON desejado.

(2) - Marque a caixa de "Validação".

(3) - Clique em "Entrar".

- FIGURA 08

(1) - Já logado no SINDEC, o Consumidor poderá registra suas reclamações, para isso, clique em "Registrar".

- FIGURA 09 [Registrando um Atendimento]

(1) - Informe sua dúvida ao PROCON Municipal de Marataízes.

(2) - Clique em "Cadastrar", feito isso, o PROCON Municipal de Presidente Kennedy, buscará esclarecer sua duvida da melhor forma possível.

- FIGURA 10

(1) -  Se deseja informar o nome da empresa marque "sim", e preencha os demais campos.

(2) - Clique em "Cadastrar", feito isso, o PROCON Municipal de Presidente Kennedy, buscará esclarecer sua duvida da melhor forma possível.

==

- Agora já cadastrado, o consumidor poderá acompanhar seus atendimentos realizados no posto do Procon Municipal de Presidente Kennedy, e até mesmo iniciar um novo atendimendo online.

==

OBS:. Caso não consiga realizar o cadastro descrito acima, entre em contato com o Procon Municipal de Presidente Kennedy, pelo e-mail "[email protected]" com o titulo da mensagem "Consumidor (Web)", informe, seus documentos, comprovante de residência, todos em anexoSeu CPF será sua senha.