Fique atento: boleto do IPVA 2018 disponível apenas na internet

Os proprietários de veículos devem ficar atentos a uma novidade. A partir deste ano, os boletos para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) estão disponíveis apenas na internet, seja no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) (www.detran.es.gov.br), ou no site da Sefaz. O calendário de pagamento do IPVA de caminhões, ônibus e micro-ônibus teve início no mês de março, e, no mês de abril, para veículos leves.

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o objetivo da mudança é evitar o extravio de documentos, contribuir com as boas práticas de sustentabilidade e ainda gerar economia. A expectativa é que o Estado economize aproximadamente R$ 1,9 milhão, apenas com despesas de envio dos boletos pelos Correios. Para fazer a consulta é preciso informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e placa do veículo.

Emissão do DUA

Para emitir o DUA, o contribuinte deve acessar o menu ‘Emissão de Boleto Unificado’, disponível nos sites da Sefaz e do Detran-ES (http://sitedetran.es.gov.br/consultaBoletoUnificado.asp). O contribuinte deverá digitar a placa e o Renavam do veículo.

O boleto unificado possui duas opções: pagamento em Cota Única (IPVA com 5% de desconto, Seguro DPVAT e Licenciamento) ou parcelado em quatro vezes para veículos leves (IPVA sem desconto de 5%, Seguro DPVAT - pago na primeira parcela - e Licenciamento - pago na última parcela).

A emissão do DUA pode se dar pelo computador, tablet ou por um smartphone. Além disso, não é necessário imprimir o documento para efetuar o pagamento. Usuários de internet banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitar o número no campo indicado. Com o código de barras o contribuinte também pode efetuar o pagamento em uma máquina de autoatendimento do banco credenciado de sua preferência.

O IPVA é calculado sobre valor de mercado dos veículos usados de acordo com pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) - a alíquota é de 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores. Para carros de passeio e caminhonetes e utilitários a alíquota é de 2%.

Metade do valor arrecadado pertence ao município onde o veículo foi emplacado. Confira os vencimentos no link: http://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/ipva/vencimento.php.

Os contribuintes que por qualquer motivo não conseguirem emitir o documento único de arrecadação (DUA) devem se dirigir ao Posto de Atendimento Veicular(PAV) de Presidente Kennedy, situado à rua Zildo Ornellas Porto, 29, centro, de 9h às 17h. Com o recolhimento do IPVA dentro do prazo estabelecido, o contribuinte evitará o pagamento de multa e juros.

Fonte: Detran-ES

Data de Publicação: sexta-feira, 11 de maio de 2018